Retriever, não!
Ela é, sim, uma Golden. Ignora o ar blasé da foto. Ela é agitada, simpática, glutona – todos os traços da raça. Mas acho que deixou sua parte retriever no canil. “Retrievers” são os cães que fazem o ato de “retrieve” – buscar algo e trazer de volta para o dono, em suma. Existem vários cães retrievers, e os Goldens são um exemplo deles.
Parece que os Goldens foram uma raça projetada por um lorde. Tweedmouth era o nome dele – pode ter virado lorde de tanto sofrer bullying pelo nome, mas não achei nenhum registro.
Bom, o sujeito lorde queria um cachorro retriever que nadasse, passasse por vegetação densa, curtisse água gelada, fosse cuidadoso, soubesse fazer batata frita e recitasse Camões nas horas vagas. Num momento Dr. Frankenstein, ele começou a cruzar outras raças pra chegar na desejada. Pegou Labrador com Spaniel, com Setters e até um Bloodhound. Misturou, misturou e chegou neles em 1912.
Qual era o lance dessa raça nova? Era um retriever super especializado! Conseguia ir buscar a caça em qualquer lugar. Pássaro caiu no meio do mais denso matagal? Lá vai o Golden do Tweed. Cervo foi pro rio gelado? No problems, o Golden faz o retrieve. Quer uma pizza às 2h da matina e ainda não inventaram os apps de pedir comida? Esse é o cachorro pra te ajudar.
Note que caça no Reino Unido não é algo caipira de pegar uma espingardinha e sair dando tiro a esmo. Não! Tem uma pegada de tradição, um quê de história. Eles seguem rituais para realizar suas caçadas em toda a ilha da Rainha. É algo tão importante quanto o chá das cinco.
Nobre. Acho que é isso que empacou a Aveia. Lá no fundo, Aveia deve bem saber a que veio. Queria estar nas pradarias recuperando faisões e perdizes de lordes, participando de uma grande tradição. Aí, a gente vem e faz o quê? Joga uma bolinha. B-O-L-I-N-H-A. Puta sacanagem.
Ela pega a bolinha. Toda as vezes. Mas não traz de volta.
7 thoughts on “Retriever, não!”
Vani, estou achando que a Aveia está sentindo falta de um sobrenome “nobre”. Quem sabe funciona!
Hahahahahaha
Vou tentar essa sugestão 🙂 Quem sabe, consigo alguma bolinha de volta!
Van, você emociona mas também faz rir. Adorei este texto da Aveia. Que barato! Escreve mais, por amor e terapia! bjs
Al, obrigada!
Vou continuar escrevendo, pode deixar. Continue visitando!
Ah, se quiser visitar fisicamente, continuo no mesmo lugarzinho. Ia adorar ver a Duda 🙂
Beijos
Van, adorei! Vc tem 9 dom da palavra! Impressionante! BJ grande, Ju Barros
Poxa, Ju, obrigada! <3